Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6474
Título: O Mito da caverna de Platão: a expectativa da aquisição de um saber idela
Autor(es): Oliveira, Josenildo do Nascimento
Palavras-chave: Educação
Mundo sensível
Filosofia
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: A pesquisa visa mostrar o aspecto pedagógico da clássica passagem do Livro VII, da República de Platão, o Mito da Caverna, que relata a condição de homens que desde a infância encontram-se acorrentados dentro de uma caverna, com a face voltada para seu interior; onde as sombras de pessoas que passam próximo a entrada da caverna são projetadas no seu fundo através de uma fogueira que se encontra numa pequena entrada. Os prisioneiros pensam que aquelas sombras projetadas são seres reais, bem como a sobras dos objetos que carregam até as vozes das pessoas atribuem aquelas sombras, os prisioneiros dão nomes a essas sombras. No segundo momento um dos prisioneiros não conformado com aquela situação consegue com dificuldade se libertar das correntes e da caverna e descobre a razão de ser daquelas imagens e fica deslumbrado ao ver toda aquela realidade e o sol a razão de ser das coisas. No terceiro momento esse ex-prisioneiro decide voltar e contar aos seus companheiros tudo que tinha visto, mas esses não acreditam nele e inclusive riem dele e o ameaça, se este não para com essas tolices acabariam tirando a lhe a vida. Está narrativa, expressa didaticamente a existência de duas realidades uma aparente e outra verdadeira, ou dois mundos: um sensível e outro inteligível. Este mundo sensível é ilusório, apreendido através dos sentidos, mundo imperfeito, pois é mutável e contingente. Já o mundo inteligível, é apreendido através do intelecto, onde se contemplam as formas perfeitas, as idéias, as essências imutáveis das coisas.
Descrição: OLIVEIRA, Josenildo do Nascimento. O Mito da caverna de Platão: a expectativa da aquisição de um saber ideal. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6474
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo do Nascimento Oliveira.pdfPDF - Josenildo do Nascimento Oliveira485.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.