Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6496
Título: Jogos e desafios matemáticos como recurso didático na educação básica
Autor(es): Israel, Mirilane Silva de Farias
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Jogos Matemáticos
Recurso Didático
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A finalidade da elaboração desta monografia foi realizar uma análise sobre a importância dos jogos e desafios matemáticos como recurso didático auxiliar ao processo de ensinoaprendizagem da Matemática, e apresentar uma descrição sobre as vantagens que a prática desse recurso lúdico e educativo na sala de aula pode proporcionar aos professores e aos alunos da Educação Básica. Baseado nas concepções de diversos autores como Regina Célia Grando, Kátia Stocco Smole, Vera Barros de Oliveira, Celso Antunes, dentre outros autores que também ressaltam a proposta de utilização de jogos educativos na escola, o contexto apresentou uma exposição sobre a importância da prática de jogos matemáticos na sala de aula, evidenciando a contribuição desses jogos ao desenvolvimento do processo de ensino da Matemática e ao desenvolvimento de habilidades intelectuais dos alunos, necessárias ao bom desempenho no aprendizado de conteúdos e conceitos matemáticos. A aplicação do Jogo da Simetria e do Jogo da Memória de Monômios Semelhantes, na sala de aula, constatou a eficácia desses jogos matemáticos como complemento de aulas, possibilitando aos alunos compreensão de conceitos matemáticos contidos nos jogos.
Descrição: Israel, M. S. de F. Jogos e desafios matemáticos como recurso didático na educação básica. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6496
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirilane Silva de Farias Israel.pdfMirilane Silva de Farias Israel18.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.