Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Taynnã Valentim-
dc.date.accessioned2014-12-22T12:08:20Z-
dc.date.available2014-12-22T12:08:20Z-
dc.date.issued2014-12-22-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6545-
dc.descriptionRodrigues, T. V. A memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidade. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA nossa problemática parte do presente e a busca por respostas encontra-se nos meandros da memória, nas linhas sutis integrantes dos dizeres dos protagonistas de nossa pesquisa, os mestres do saber, que guardam tanto conhecimento sobre outro, porém não vêm guardando quase nada sobre si. A ação reflexiva configurada no ato da autonarrativa tornou-se algo raro diante da rotina do cotidiano, fazendo perder-se das motivações internas do ser professor. O ato de narrar-se é o que acreditamos estar faltando para os educadores conseguirem lidar com as angústias atuais da profissão docente. Enxergamos a memória como um caminho para presentificar escolhas feitas no passado, e assim entender se estas ainda se encontram satisfatórias na vivência do hoje. A narrativa da memória passada doa sentidos ao presente, configura-se enquanto arte da existência. Reflete-se a um exercício de salvação e reencontro consigo. Entre os autores que discutem a memória e sua importância para o ato de existir, trazemos neste trabalho nomes como Maurice Halbawachs (2006); Diana Klinger (2007); João Carlos Tedesco (2004) e a obra “Tempos, narrativas e ficção: A invenção de si” (2006) que consiste em uma coletânea de texto sobre (auto)narrativas. Para além de um debate sobre memória e sua importância para ação docente, buscamos por uma discussão em torno da educação e os problemas apontados pelos professores; dialogando com autores como Durval Muniz (2013); Rubem Alves (2000) e Nadja Hermann (2004), para conseguimos entender o porquê do atual desânimo que aflige os nossos educadores. Este trabalho encontra-se articulado ao uso da História Oral (ALBERTI, 2005), pois realizamos entrevistas com docentes de História do ensino básico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Auricélia Lopes Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleA memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynnã Valentim Rodrigues.pdfTaynnã Valentim Rodrigues25.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.