Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6568
Título: A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura
Autor(es): Oliveira, Pablo Roberto Fernandes de
Palavras-chave: Cibercultura
Nativo digital
Novato digital
WebQuest
WebFind
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: A escola da atualidade tem enfrentando novos desafios, dentre eles o de estar inserida na cibercultura. Isso ocorre porque as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm se difundido cada vez mais rápido, e o professor, como também aluno desta escola, tem utilizado as novas tecnologias em seu cotidiano. Dessa cultura digital surgem também as gerações digitais: nativos digitais, imigrantes digitais e excluídos digitais. Tais grupos foram classificados assim após a década de 80, quando as TICs começaram a ser disseminadas pelo mundo. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, realizada em uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB. Com objetivo de apresentar a WebQuest (WQ), criada pelo professor Bernie Dodge (1995), como uma metodologia que possibilita trabalhar com a geração digital, de forma que possam vivenciar um processo de ensino aprendizagem significativo, mediado pelas TICs na escola, como também propomos a técnica WebFind (WF) para responder a WQ. Para tanto, primeiramente investigou-se o perfil dos alunos e professores, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários com um universo de 121 alunos e 21 professores, para identificar se eram nativos, imigrantes ou excluídos digitais. E a partir disso analisar se a escola estava incluída no universo da cibercultura. Depois aplicou-se uma atividade que relacionou a metodologia WQ com a técnica WF. Ao final, ficou evidenciado que a escola pode ser considerada inserida na cibercultura e os alunos foram caracterizados como nativos e novatos digitais – termo sugerido nesta pesquisa para classificar àqueles que deixaram de ser excluídos digitais –. Os professores foram identificados como imigrantes e nativos digitais. Pudemos também concluir que a associação da WF com a WQ pode contribuir para a aprendizagem e para uma prática pedagógica significativa, utilizando as TICs no contexto atual da cibercultura na escola.
Descrição: OLIVEIRA, P. R. F. A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura. 2014. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6568
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Roberto Fernandes de Oliveira.pdf13.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.