Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6573
Título: A motivação dos empregados públicos dos Correios: uma análise com base na teoria dos dois fatores de Herzberg
Autor(es): Sousa, Caio Cesar Diniz de
Palavras-chave: Motivação
Fatores Higiênicos
Fatores Motivacionais
Herzberg
Correios
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: Tem por objetivo geral analisar a motivação e seus principais fatores motivacionais de acordo com a percepção dos empregados públicos dos Correios, a partir da teoria dos dois fatores, de Frederick Herzberg. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, contendo um estudo de campo com empregados públicos de agências da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) lotados em nove cidades do sertão da paraíba, e foram aplicadas técnicas estatísticas para obtenção dos cálculos das médias de concordância com as afirmativas do questionário aplicado. Em relação aos resultados identificou-se uma predominância de empregados do sexo masculino, entre 30 e 33 anos, com ensino superior completo, e com mais de dez anos de serviços prestados aos Correios. Da análise dos fatores higiênicos e motivacionais houve um predomínio da posição moderada, com uma ligeira tendência a insatisfação em relação ás afirmativas do questionário com fatores higiênicos, e uma tendência a satisfação com os fatores motivacionais, entretanto o principal fator de motivação identificado foi um fator higiênico que citava plano de saúde e de aposentadoria. Conclui-se, segundo os resultados da pesquisa, que os empregados públicos da ECT mantem uma posição mediana em relação à sua motivação, mostrando-se comedidos em sua percepção
Descrição: SOUSA, C. C. D. A motivação dos empregados públicos dos Correios: uma análise com base na teoria dos dois fatores de Herzberg. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6573
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Cesar Diniz de Sousa.pdfCaio Cesar Diniz de Sousa543.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.