Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/660
Título: Atividades antrópicas potencialmente impactantes instaladas em segmento do Rio Taperoá-PB
Autor(es): Leite, Amonikele Gomes
Palavras-chave: Recursos hídricos
Bacia hidrográfica
Impacto ambiental
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do Rio Taperoá, localizada na parte central do Estado da Paraíba, no trecho que compreende a cidade de São João do Cariri (Microrregião do Cariri paraibano). Alterações ambientais físicas, químicas e biológicas ao longo do tempo modificam a paisagem e comprometem os ecossistemas. As bacias hidrográficas têm sido consideravelmente alteradas em função do desenvolvimento industrial, do crescimento desordenado das cidades e da superpopulação, além de diversas atividades antrópicas potencialmente impactantes que se instalam, de forma não planejada ao longo das bacias. Diante disso procurou-se diagnosticar os principais impactos ambientais na bacia hidrográfica do rio Taperoá - PB, através de um inventário das diversas modalidades de uso e ocupação do solo na área da bacia de drenagem, identificando as atividades antrópicas potencialmente impactantes instaladas ao longo do rio. Foi aplicado um roteiro de entrevista a 25 famílias que residem próximo ao rio Taperoá, possibilitando a caracterização da realidade socioeconômica e ambiental dos moradores da área de estudo e foi analisado in loco as fontes de impacto, tais como lançamento de esgotos, uso da terra, criação dessentação de animais, destino do lixo doméstico. As principais atividades registradas ao longo do rio Taperoá, nas imediações do município de São João do Cariri – PB, originadas ou potencializadas por atividades antropogênicas.
Descrição: LEITE, A. G. Atividades antrópicas potencialmente impactantes instaladas em segmento do Rio Taperoá-PB. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/660
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amonikele Gomes Leite 1.pdfAmonikele Gomes Leite Parte 11.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Amonikele Gomes Leite 2.pdfAmonikele Gomes Leite Parte 21.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.