Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/661
Título: Muscidae (Diptera) associados a carcaças de suínos, Sus scrofa L., em São José da Mata, Campina Grande, PB
Autor(es): Barbosa, Taciano de Moura
Palavras-chave: Moscas
Decomposição animal
Entomologia Forense
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Carcaças de vertebrados representam um ótimo recurso efêmero para uma diversidade de seres, incluvise para os insetos que as utilizam como sítio de cópula, para postura de ovos e larvas, além de alimentação. Tal fato faz dos insetos, em especial os dípteros, ferramentas importantes em estudos da Entomologia Forense, ciência que se dedica a estudar a aplicação dos artrópodes em procedimentos legais. Nesse contexto, as moscas da família Muscidae frequentemente se destacam, em conjunto com Calliphoridae e Sarcophagidae, por serem os primeiros invertebrados a colonizar carcaças e cadáveres em processo de decomposição. Desta feita, o presente estudo objetivou realizar um levantamento das espécies de Muscidae associadas a carcaças de Sus scrofa L., em São José da Mata, Campina Grande, PB, e correlacioná-lo aos estágios da decomposição e fatores abióticos. A captura dos espécimes adultos foi realizada nas estações seca e chuvosa de 2010, por meio de armadilha do tipo Shannon, a qual cobria a gaiola contendo o suíno. Para a aferição da temperatura e umidade relativa foi instalado um termo-higrômetro in loco. Durante o experimento de campo, foram coletados 8.135 espécimes pertencentes à Brontaea debilis (Williston, 1896), Bithoracochaeta sp., Cariocamyia maculosa (Snyder, 1951), Graphomya mexicana (Giglio-Tos, 1893), Graphomya sp. 1, Graphomya sp. 2, Graphomya sp. 3, Graphomya sp. 4, Musca domestica (Linnaeus, 1758), Musca sp., Ophyra aenescens (Wiedmann, 1830), Pseudoptilolepis sp., Sarcopromusca pruna (Shannon & Del Ponte, 1926), Stomoxys calcitrans (Linnaeus, 1758), Tetramerinx sp. e Thricops sp., além de duas espécies não identificadas. Dessas M. domestica, O. aenescens e Tetramerinx sp. foram as mais abundantes (99,04%), enquanto que Graphomya foi o que apresentou uma maior riqueza de espécies. M. domestica e O. aenescens exibiram padrões de sucessão semelhantes entre as estações, não sendo registradas apenas no estágio de Decomposição Inicial. Os indivíduos de Tetramerinx sp. foram coletados nas fases de Putrefação e Putrefação Escura, em ambas as estações. Graphomya foi encontrado apenas na estação seca, em especial na Putrefação Escura. Foi evidente a interferência dos fatores abióticos tanto sobre as espécies que obtiveram um número expressivo de indivíduos como no processo de decomposição de Sus scrofa, em particular, na estação seca. A diversidade, abundância e sucessão das espécies apresentaram-se divergente da maioria dos trabalhos realizados no país. Futuros estudos se fazem necessários, principalmente, com O. aenescens, M. domestica e Graphomya spp. as quais se mostraram promissoras ferramentas forenses para a região.
Descrição: BARBOSA, T. de M. Muscidae (Diptera) associados a carcaças de suínos, Sus scrofa L., em São José da Mata, Campina Grande, PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/661
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciano de Moura Barbosa.pdfTaciano de Moura Barbosa1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.