Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6611
Título: Pensando sobre as contribuições da Web 2.0 na Educação: experiências didáticas com o Facebook, Twitter e Google docs
Autor(es): Lucena, Hugo Horácio de
Palavras-chave: Ferramentas online
Web 2.0
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo que verifica a possibilidade de explorar o potencial pedagógico de ferramentas da web 2.0 na educação. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio de uma escola pública, de forma a pensar caminhos didáticos que possam tornar a produção escrita significativa. Para tanto organizamos um estudo de caso explicativo, conforme propõe Antonio Carlos Gil (2002), composto por um relato de experiência de atividades pedagógicas utilizando Facebook, Twitter e Google docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo. O uso e análise dessas ferramentas online foram exploradas em um projeto de extensão, que tem como foco inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2002) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) e Aparici (2011) que trata da web 2.0, bem como teóricos que refletem sobre a utilização das ferramentas digitais na educação, como Moran (1998), Aparici (2011) e Primo e Recuero (2006). Como resultados, foi constatado um maior interesse e disponibilidade dos alunos envolvidos nas atividades propostas, pois se tratava do uso de recursos tecnológicos que estão presentes em seu cotidiano. Percebeu-se ainda que os alunos do Ensino Médio utilizam com maior frequência o Facebook e o Twitter para entretenimento e comunicação, ao invés de explorar o potencial educativo desses recursos.
Descrição: LUCENA, H. H. Pensando sobre as contribuições da Web 2.0 na Educação: experiências didáticas com o Facebook, Twitter e Google docs. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6611
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo Horácio de Lucena.pdf10.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.