Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6615
Título: Trabalhando e vivenciando a identidade e a pluralidade cultural na Escola Nossa Senhora do Bom Conselho - Princesa Isabel-PB
Autor(es): Mandú, Gilcinéa Maria Nunes Costa
Palavras-chave: Identidade
Pluralidade
Pedagogia de projeto
Data do documento: 3-Fev-2015
Resumo: A pesquisa monográfica expõe a necessidade de a escola mudar a sua didática e rever seus (pré) conceitos em relação à forma como vem sendo trabalho a pluralidade e identidade cultural em todo ambiente escolar e em especial na sala de aula, visto que na contemporaneidade, novos temas, focos de abordagem precisam ser incluídos no currículo, a exemplo da diversidade cultural, como um todo. A instituição escolar escolhida foi a Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho por ser a maior escola da cidade e ter uma diversidade maior de alunos, oriundos de diversas partes como o campo, as periferias, cidades circunvizinhas, e ouros. A problemática surge da vivência de situações existentes dentro da instituição. Então o corpo docente e administrativo ambos em consonância, resolveram mudar a prática docente para ver se revertia esse quadro de exclusão por parte de seus próprios dos alunos. Foi através da pedagogia de projetos que as mudanças começaram a surgir. Trata-se de uma Pesquisa de campo em que o método utilizado foi o descritivo por meio de pesquisas, relatos (como coletou tais relatos? Como analisou tais relatos?) com professores, alunos sobre as aulas ministradas na Escola Estadual de Educação Básica Nossa Senhora do Bom Conselho. Como referencial teórico se pautou em Demo (2008), Libâneo (2004), Gadotti (2000), Gomes (1999), Martins (1998), dentre outros que fazem reflexões acerca da constituição histórica e discursiva de conceitos como diversidade, identidade, tolerância, pluralismo e cultura, sendo este último um tema essencial na esfera educacional. Após os trabalhos realizados através dos Projetos vivenciados em todas as séries que compõe a escola, constatou-se que o tema diversidade deve ser bem trabalhado na instituição de ensino. Portanto, o grande desafio da escola contemporânea é desconstruir seus (pré) conceitos e repensar o currículo, entendendo este como um elemento importante para construção de novas identidades.
Descrição: MANDÚ, Gilcinéa Maria Nunes Costa. Trabalhando e vivenciando a identidade e a pluralidade cultural na Escola Nossa Senhora do Bom Conselho - Princesa Isabel-PB. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6615
ISSN: CDD 306.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gelcinéa Maria Nunes Costa Mandú.pdfPDF - Gelcinéa Maria Nunes Costa Mandú1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.