Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/662
Título: Fungos associados a ninhos de cupins em uma Região Semiárida, NE do Brasil
Autor(es): Silva, Ana Márcia Barbosa da
Palavras-chave: Insetos nocivos
Micobiota
Cupim neotropical
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Este estudo avaliou a riqueza micótica de ninhos e do conteúdo alimentar dos cupins Constrictotermes cyphergaster Silvestri, Microcerorotermes spp. e Nasutitermes spp., verificando se existe especificidade de relação entre os fungos ocorrentes nos ninhos e os cupins estudados. O material de estudo foi coletado em ambiente de Serra, no estado da Paraíba, entre os meses de ago a out/2011. Quinze ninhos ativos foram avaliados, cinco de cada cupim, além do conteúdo alimentar de 60 operários de cada cupim. As amostras dos ninhos foram homogeneizadas individualmente e o canal alimentar dos operários foi extirpado em esteriomicroscópio óptico para avaliação do conteúdo alimentar. Esse material foi semeado em placas de Petri esterilizadas em meio BDA, as quais foram armazenadas em temperatura ambiente durante seis dias, quando foram identificados e quantificados os microorganismos. Vinte e uma espécies fúngicas foram identificadas no estudo. Penicillium, Aspergillus e Trichoderma foram os gêneros mais frequentes em todos os substratos analisados. O índice de Shannon mostrou maior diversidade de fungos nos ninhos de Microcerotermes spp. Verificou-se maior similaridade micótica entre os ninhos de Nasutitermes spp. e Microcerotermes spp. (Sj = 0,67). A riqueza e abundância micótica do conteúdo alimentar dos cupins é diferente da observada nos ninhos, e com exceção de C. cyphergaster, os ninhos de Microcerotermes spp. e Nasutitermes spp. mostraram maior riqueza quando comparados ao seu conteúdo alimentar. A micobiota fúngica observada nos ninhos e no conteúdo alimentar dos cupins podem ser resultantes, respectivamente, das atividades de forrageamento que os térmitas desenvolvem fora dos termiteiros, bem como da alimentação ingerida pelos cupins. Embora não se tenha constatado nenhuma evidência de especificidade na associação entre os fungos ocorrentes nos ninhos e os cupins avaliados, os resultados obtidos mostram que a micobiota associada aos cupins é composta por fungos Ascomicetos com propriedades lignocelulósicas, corroborando a importância ecológica dos ninhos de cupins como microhabitats para os fungos.
Descrição: SILVA, A. M. B. da. Fungos associados a ninhos de cupins em uma Região Semiárida, NE do Brasil. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/662
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Márcia Barbosa da Silva.pdfAna Márcia Barbosa da Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.