Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/665
Título: Composição, estrutura e efeito do grau de exposição às ondas sobre a comunidade de peixes do estuário do Rio Mamanguape, Paraíba – Brasil
Autor(es): Oliveira, Ronnie Enderson Mariano Carvalho Cunha
Palavras-chave: Ictiofauna
Peixes
Rio Mamanguape
Biodiversidade
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A distribuição e abundância de peixes em zonas rasas costeiras, especialmente as praias arenosas e estuarinas, têm sido bem documentada em diversos trabalhos realizados ao redor do mundo. Essas áreas são descritas como ambientes dinâmicos, largamente utilizados por diversas espécies de peixes jovens e adultos como sítios de alimentação, reprodução e refúgio, funcionando como “berçários” ou zonas de recrutamento. Foi realizado um levantamento das espécies de peixes que ocorrem em três praias do estuário do Rio Mamanguape–PB, objetivando testar a hipótese de que o grau de exposição influencia a estrutura da comunidade. Um total de 162 amostragens mensais foram realizadas entre outubro/2010 e junho/2011, em três praias diferenciadas pela exposição (dissipativa/intermediária/refletiva), sendo utilizada a metodologia do arrasto de praia. Foram capturados 1909 indivíduos distribuídos em 64 espécies, 24 famílias e 45 gêneros, totalizando 11968,31g de peixes. As espécies mais abundantes em número foram Atherinella brasiliensis (27%), Lycengraulis grossidens (22%) e Rhinosardinia amazonica (7%), enquanto em biomassa Sphoeroides testudineus (37%), A. brasiliensis (13%) e L. grossidens (19%). O MDS evidenciou um padrão espacial da distribuição da ictiofauna, com um maior número de espécies, indivíduos e biomassa observado na Praia 1 (dissipativa) e o menor na Praia 3 (refletiva), confirmando a teoria de que as praias mais abrigadas possuem maior riqueza e abundância do que as praias com maior exposição das ondas. Quanto à análise temporal, o período chuvoso apresentou maior riqueza e diversidade de espécies em relação ao período seco. Os índices de diversidade seguiram o mesmo padrão espaço–temporal. A utilização das zonas rasas costeiras para o recrutamento contribui para a manutenção da diversidade e abundância de peixes, garantindo o equilíbrio ecológico; estudos dessa natureza colaboram para um melhor entendimento da dinâmica da comunidade de peixes e suas interações, fornecendo subsídios para um melhor gerenciamento das ações humanas.
Descrição: OLIVEIRA, R. E. M. C. C. Composição, estrutura e efeito do grau de exposição às ondas sobre a comunidade de peixes do estuário do Rio Mamanguape, Paraíba – Brasil. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/665
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronnie Enderson Mariano Carvalho Cunha Oliveira.pdfRonnie Enderson Mariano Carvalho Cunha Oliveira1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.