Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/668
Título: Inventário dos moluscos associados a macroalgas do gênero Gracilaria (rhodophyta), do manguezal hipersalino do rio Tubarão (Macau, Rio Grande do Norte)
Autor(es): Queiroz, Romilda Narciza Mendonça de
Palavras-chave: Botânica
Molusco
Algas
Macroalgas
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: As frondes de macroalgas marinhas exercem um importante papel nos ecossistemas costeiros. Sabe-se que elas, além de fornecerem biomassa e energia para muitos organismos marinhos, também oferecem abrigo e moradia. Dentre os diferentes táxons que utilizam os bancos de algas como microhabitat, os moluscos figuram entre os mais abundantes e diversos. Neste estudo, procurou-se caracterizar a comunidade de moluscos associada às macroalgas Gracilaria domingensis e Gracilaria cuneata, de um manguezal hipersalino no município de Macau, Rio Grande do Norte. Foram coletados cinco talos de cada alga durante duas coletas, uma na época chuvosa (amostras de G. domingensis) e outra no período seco (amostras de G. cuneata). Após a coleta, cada talo foi acondicionado individualmente em sacos plásticos, para serem posteriormente triados. A malacofauna associada foi identificada sob estereomicroscópio (lupa) com auxílio de bibliografia específica. Foram encontrados 1.490 moluscos representando 56 espécies. Destes, 1081 estavam associados a G. domingensis e 409 a G. cuneata, sendo que esta última apresentou maior diversidade (H’= 1,25). O microgastrópode Parvanachis obesa foi a espécie mais abundante nas duas macroalgas, com 747 exemplares amostrados. Foi observado que as famílias mais representativas em número de espécies em Gracilaria domingensis foram Columbellidae, Neritidae, Pyramidellidae e Cerithiidae. Já em Gracilaria cuneata, as famílias Columbellidae, Pyramidellidae, Neritidae, Triphoridae e Cerithiidae foram as mais representativas. Os micromoluscos foram dominantes no microhabitat algal, constituindo 74,63% da malacofauna registrada. Isso demonstra a importância destas macroalgas para a comunidade fital, por representarem um dos principais substratos para espécies pequenas.
Descrição: QUEIROZ, R. N. M. de. Inventário dos moluscos associados a macroalgas do gênero Gracilaria (rhodophyta), do manguezal hipersalino do rio Tubarão (Macau, Rio Grande do Norte). 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/668
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romilda Narciza Mendonça de Queiroz.pdfRomilda Narciza Mendonça de Queiroz1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.