Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6687
Título: A importância da educação na formação do homem grego
Autor(es): Santos, Lucemberg Dutra dos
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Filosofia Antiga
Grécia Antiga
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo questionar a importância da educação na formação do homem grego. Para responder tal questionamento, tomamos como ponto de partida os primeiros educadores e pensadores da filosofia, para que deste modo fosse possível construir, de forma linear, um panorama geral sobre a educação. Para tal construção foi feita uma análise da mudança do pensamento grego sobre a passagem do mítico para o racional, a fim de inserir os primeiros grandes pensadores conhecidos como Pré-Socráticos e a busca pelos princípios primeiros de todas as coisas (Arché). Posteriormente, seguimos pela filosofia de Sócrates (logos), chegando ao pensamento de Platão e a sua ideia do Bem supremo, o ponto crucial de A República, para entender o significado real do homem na sociedade, que consiste na realização coletiva acima de tudo, pois o destino do cidadão grego está diretamente ligado a pólis. Com esta base fundamentada é possível entender de forma panorâmica a educação na Grécia antiga.
Descrição: Santos, L. D. dos. A importância da educação na formação do homem grego. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6687
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucemberg Dutra dos Santos.pdfLucemberg Dutra dos Santos396.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.