Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6695
Título: A força da esperança nordestina: uma interligação entre o princípio esperança e Vidas Secas
Autor(es): Almeida, Solange Alves de
Palavras-chave: Análise Crítica
Esperança
Romance Brasileiro
Data do documento: 11-Fev-2015
Resumo: A esperança é um sentimento de extrema importância para a vida humana, tanto que é considerada sempre a última a morrer, isso se deve a seu significado, que é sonhar, persistir e seguir em frente mesmo diante de adversidades. Ou seja, diante de dificuldades é a esperança que continua a mover o homem. Por tal importância a esperança tornou-se objeto de uma obra inteira que tenta explicá-la, O Princípio Esperança, de Ernst Bloch. Fugindo do denominador comum a respeito do tema, Bloch cria uma teorização completa dividida em fases, o sonho diurno, a utopia e a esperança stricto senso, o que representaria o desenvolvimento de um todo que é a esperança lato senso ou aquilo que o autor chama de Princípio Esperança. Já Graciliano Ramos representa a marca de um povo. A obra de Graciliano Ramos, embora retrate o sofrimento vivido no nordeste durante os ciclos de estiagem, e tenha sido exaustivamente estudada sob o ponto de vista crítico, também possui uma faceta despercebida, ou pouco observada, que é a esperança constante do povo nordestino apesar da adversidade da seca e outros problemas circunscritos a ela. Assim, neste trabalho, desenvolvido dentro de uma pesquisa bibliográfica, objetiva-se traçar, ainda que sucintamente, a interligação entre as obras O Princípio Esperança do filósofo Ernst Bloch e Vidas Secas do escritor romancista e jornalista Graciliano Ramos.
Descrição: Almeida, S. A. de. A força da esperança nordestina: uma interligação entre o princípio esperança e Vidas Secas. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6695
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange Alves de Almeida.pdfSolange Alves de Almeida674.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.