Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/670
Título: Influência da organização de catadores de materiais recicláveis em associação para a melhoria da saúde e minimização de impactos socioambientais
Autor(es): Cavalcante, Lívia Poliana Santana
Palavras-chave: Reciclagem
Catadores de material reciclável
Saúde
Resíduos sólidos
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A organização dos catadores de materiais recicláveis em associações ou cooperativas configura-se em uma alternativa de fortalecimento desses profissionais em busca de melhoria de condições de trabalho com estruturas físicas mais adequadas e oportunidades de ganhos maiores e de qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar a influência da organização de catadores de materiais recicláveis em associação para a melhoria da saúde e minimização de impactos socioambientais. Essa pesquisa participante, envolve o processo de investigação, educação e ação foi realizada no período compreendido entre agosto de 2010 e novembro de 2011. Assim, analisamos através de questionários semiestruturados oito catadores de materiais recicláveis associados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida – ARENSA e oito catadores de materiais recicláveis informais que atuam e residem no mesmo bairro que os associados, o bairro do Tambor, localizado na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A comparação entre esses dois grupos foi de imensa importância para que se pudesse analisar os benefícios adquiridos após a organização dos associados. Além disso, também constitui um trabalho de intervenção que teve por base os princípios norteadores da Educação Ambiental, através de visitas semanais; acompanhamento das coletas nos Bairros de Santa Rosa, Catolé e no CCBS; averiguação mensal das vendas dos materiais recicláveis; oficinas de reciclagem de papel e reutilização das garrafas PET para confecção de Puffs; escola informal para alfabetização dos associados à ARENSA; visitas de campo; divulgação dos resultados através de Seminários. Observamos aumento da quantidade de materiais recicláveis recebida segregada e higienizada, e, a ampliação da área de atuação da ARENSA, consequentemente, elevou o número de residências que aderiu à coleta seletiva, contribuindo desse modo para o incremento da renda mensal de R$ 80,00 para R$ 238,00, embora, não seja ainda, a ideal. Atualmente, o acondicionamento e triagem dos materiais coletados ocorrem em um galpão. Anteriormente, acontecia no interior das residências dos catadores de materiais recicláveis. O galpão é mantido pelos associados, o que enfatiza a independência financeira do grupo. Constatamos que as estratégias contribuíram para fomentar o exercício da cidadania do grupo estudado; motivaram a construção de conhecimento na área ambiental; expandiram o número de residência que estão participando da coleta seletiva e propiciaram mudanças relacionadas à qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis da ARENSA. Portanto, há influência na organização de catadores de materiais recicláveis em associação para a melhoria da saúde e minimização dos impactos socioambientais, embora que no momento desta pesquisa a influência percebida expressa pequenos avanços, em decorrência do pouco tempo de formalização, um ano.
Descrição: CAVALCANTE, L. P. S. Influência da organização de catadores de materiais recicláveis em associação para a melhoria da saúde e minimização de impactos socioambientais. 2011. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/670
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Poliana Santana Cavalcante 1.pdfLívia Poliana Santana Cavalcante Parte 11.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Lívia Poliana Santana Cavalcante 2.pdfLívia Poliana Santana Cavalcante Parte 21.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.