Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6710
Título: Motivação na administração pública: estudo de caso no centro de desenvolvimento sustentável do semiárido - Campus de Sumé - da Universidade Federal de Campina Grande
Autor(es): Freitas, Rúbia Quaresma de
Palavras-chave: Motivação
Serviço público
Gestão de pessoas
Data do documento: 20-Fev-2015
Resumo: Trabalhar motivado é fundamental para qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, para o alcance dos objetivos da instituição. Dessa forma, o presente trabalho tem por finalidade analisar como se apresenta a motivação dos servidores técnico-administrativos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) – Campus de Sumé-PB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Como metodologia de pesquisa foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório, abordando uma abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a trinta e sete servidores, contendo uma pergunta aberta e catorze fechadas, que abordavam fatores como estabilidade, salário, reconhecimento do trabalho, relacionamento com a chefia e com os colegas, oportunidades de crescimento profissional, autorrealização, infraestrutura, comunicação, plano de cargos, imagem e prestígio. Os resultados obtidos mostraram que de uma forma geral com motivação adequada os servidores farão um trabalho de melhor qualidade e se sentirão mais satisfeitos no ambiente de trabalho, o que pode transformar sua vida na íntegra e o aumento do bem estar de toda a organização. Assim, a motivação profissional dos técnicos administrativos do estudo de caso em questão depende de variáveis, como: valorização da chefia, capacitação constante, melhores salários, menor carga horária, dentre outras de suma importância para qualquer servidor público. Observou-se ainda, que deve haver uma maior integração entre docentes e técnicos administrativos do Campus de Sumé para que haja a diminuição dos entraves e dificuldades relacionadas às relações humanas no serviço público. Novos estudos devem ser feitos a respeito desta temática de vital importância para a gestão pública brasileira.
Descrição: FREITAS, Rúbia Quaresma de. Motivação na administração pública: estudo de caso no centro de desenvolvimento sustentável do semiárido - Campus de Sumé - da Universidade Federal de Campina Grande. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6710
ISSN: CDD 352.67
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rúbia Quaresma de Freitas.pdfPDF - Rúbia Quaresma de Freitas921.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.