Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6714
Título: As Ações de controle interno no município de Barra de Santana-PB
Autor(es): Lira, Mirian Barbosa de
Palavras-chave: Gestão pública
Controle interno
Transparência
Patrimônio público
Data do documento: 20-Fev-2015
Resumo: A gestão pública deve buscar apoio em instrumentos que favoreçam um exercício claro, de modo estruturado e organizado, de modo a oferecer transparência de seus atos a população e aos órgãos de instâncias superiores. Nesse sentido, o estudo que ora se apresenta tem como objetivo principal refletir sobre a importância do controle interno para o exercício de uma gestão pública, nos municípios de pequeno porte, tendo como destaque a administração pública no município de Barra de Santana – PB, a fim de se criar subsídios para o aprimoramento da gestão. No que diz respeito ao objeto, o estudo se reporta aos resultados de uma pesquisa de campo, tendo como característica principal a abordagem metodológica descritiva e exploratória, através da observação sistemática in loco e entrevista semi estruturada. Como instrumento para coleta de dados, fez-se uso de um formulário semi-estruturado, com perguntas sobre a caracterização das práticas no âmbito do controle interno municipal, direcionadas ao profissional que está diretamente ligado ao processo administrativo do capo referido, identificado como Assessor técnico da Prefeitura. Como resultado, compreendeu-se a importância da conscientização e do comprometimento dos administradores públicos com o exercício efetivo da função de controle interno, em suas áreas de competência, enquanto requisitos essenciais para orientação e vigilância em relação às ações dos administradores, visando a assegurar eficiente arrecadação das receitas e o adequado emprego dos recursos públicos, de modo a atender as necessidades da população.
Descrição: LIRA, Mirian Barbosa de. As Ações de controle interno no município de Barra de Santana-PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6714
ISSN: CDD 352.3
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirian Barbosa de Lira.pdfPDF - Mirian Barbosa de Lira394.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.