Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6724
Título: Transparência na gestão pública: um desafio para o exercicío da democracia participativa nos municípios de pequeno porte
Autor(es): Leal, Angela Maria Fernandes
Palavras-chave: Gestão pública
Transparência
Bens públicos
Participação social
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Este estudo que traz como objetivo principal compreender como o princípio da transparência contribui para o exercício da democracia participativa na gestão pública de municípios de pequeno porte. Assim, o mesmo se configura como pesquisaexploratória, de natureza qualitativa e de perfil bibliográfico, tendo por base à afirmação de relações entre as literaturas que discorrem a respeito da transparência na administração pública e suas implicações para a gestão administrativa de bens públicos, sem a presunção de esgotar o assunto. Assim chegou–se a conclusão de que, ao utilizar-se datransparência,torna se fomentaras atividades de discussão e deliberação que constituem o controle social em suas diversas formas. A viabilização de informações acessíveis, inteligíveis e confiáveis ao cidadão é fundamental para o início de atividades de controle e participação social. A transparência, portanto, se traduz no verdadeiro instrumento dinamizador e multiplicador da participação socialem todos os âmbitos de gestão das políticas públicas, pertinentes e de acordo com cada necessidade e realidade dos cidadãos.
Descrição: LEAL, Angela Maria Fernandes. Transparência na gestão pública: um desafio para o exercicío da democracia participativa nos municípios de pequeno porte. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6724
ISSN: CDD 352.3
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angela Maria Fernandes Leal.pdfPDF - Angela Maria Fernandes Leal412.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.