Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6733
Título: Avaliação da confiabilidade da Montreal Cognitive Assessment (MoCA) em indivíduos com Doença de Parkinson
Autor(es): Souza, Jullyana Cris Marcelino de
Palavras-chave: Cognição
Instrumento de avaliação
Doença de Parkinson
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Introdução: As alterações cognitivas ocasionadas pela Doença de Parkinson (DP) podem ser tão incapacitantes quanto os sinais motores. Objetivo: Avaliar a confiabilidade da Montreal Cognitive Assessment (MoCA) em indivíduos com DP. Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 20 indivíduos com diagnóstico de DP classificados nos níveis de incapacidade de leve á moderado de acordo com a escala Hoehn Yahr modificada. A confiabilidade foi avaliada através da análise interavaliadores e intra-avaliadores, por meio do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson (r), adotando com nível de significancia p≤0,05. Resultado: Do total de indivíduos com DP participantes do estudo, a maioria era do gênero masculino, com idade de 73,8±6,4 anos e possuíam Ensino Fundamental Incompleto, o que representou 55% da amostra. No tocante a avaliação cognitiva, os indivíduos foram caracterizados com déficit cognitivo. A confiabilidade para o escore total da MoCA foi forte tanto para o teste intraavaliador (r=0,78) como para o interavaliadores (r=0,97). Conclusão: A MoCA demonstrou ser confiável no rastreio das alterações cognitivas em idosos com DP da cidade de Campina Grande/PB, tornando assim um instrumento útil a várias áreas da pesquisa científica e clínica. É notória a importância da continuidade desta pesquisa com número maior de indivíduos, principalmente, estudos comparativos com grupos controles.
Descrição: SOUZA, J. C. M. de. Avaliação da confiabilidade da Montreal Cognitive Assessment (MoCA) em indivíduos com Doença de Parkinson. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6733
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jullyana Cris Marcelino de Souza.pdfJullyana Cris Marcelino de Souza538.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.