Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6737
Título: Estudo comparativo da atividade antimicrobiana de diferentes soluções irrigadoras
Autor(es): Lucena, Yhalle Batista de
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Canal radicular
Endodontia
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Bactérias facultativas como Enterococcus faecalis tem sido isoladas de patologias ligadas a canais radiculares, sendo considerada uma das espécies mais resistentes da cavidade oral e uma das possíveis causas de insucesso nos tratamentos endodônticos. O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a atividade de diferentes soluções irrigadoras na eliminação do Enterococcus faecalis, durante o preparo químico-mecânico. As soluções irrigadoras utilizadas foram divididas em cinco grupos: G1- hipoclorito de sódio 2,5%; G2 - clorexidina 2%; G3 - extrato de romã - solução pura; G4 - extrato de camomila - solução pura; G5 - vinagre de maçã 5%. Para avaliação da atividade antimicrobiana foram utilizadas cepas padrão American Type Culture Collection (ATCC) de Enterococcus faecalis (ATCC 29212). A análise foi realizada pela técnica de difusão em Ágar, método do cilindro, em sistema de bicamada, utilizando o meio de cultura Müeller-Hinton. Este estudo foi realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Medicamentos (LABDEM) da UEPB. Após o ensaio microbiológico, as placas de Petri foram incubadas em estufa bacteriológica à 37ºC, durante um período de 24 horas. Posteriormente, a leitura dos testes foi realizada medindo-se em milímetro o diâmetro dos halos inibitórios com o auxílio de um paquímetro digital. As análises foram realizadas em triplicata e os resultados analisados estatisticamente utilizando o teste F (ANOVA) e o teste de Comparações Múltiplas Pareadas. Observou-se que o extrato de camomila não obteve ação antimicrobiana e o extrato de romã apresentou baixa atividade, com média do halo inibitório de 13,15 mm. O vinagre de maçã foi a solução que obteve melhor eficiência na eliminação dos microrganismos com halo inibitório de 22,65 mm, seguida pela clorexidina 2% (21,52 mm) e pelo hipoclorito de sódio 2,5% (20,64 mm). Sendo assim, pôde-se concluir que o vinagre de maçã demonstrou potencial atividade antimicrobiana, representando uma alternativa viável às soluções irrigadoras presentes no arsenal endodôntico no tocante a atividade antimicrobiana.
Descrição: LUCENA, Y. B. de. Estudo comparativo da atividade antimicrobiana de diferentes soluções irrigadoras. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6737
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yhalle Batista de Lucena.pdfYhalle Batista de Lucena1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.