Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/674
Título: Percepção de impactos ambientais por diferentes atores sociais do município de Caturité – PB: uma contribuição para a sustentabilidade territorial
Autor(es): Andrade, Cleydson Fábio Farias de
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Impacto ambiental
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Esta pesquisa aborda a questão da problemática ambiental, através da busca e do entendimento da percepção da sociedade, como sendo o primeiro passo para a implementação de ações para educação ambiental na cidade de Caturité – PB, e através da análise da percepção de diferentes atores sociais, contribuir para a sustentabilidade territorial. A área de estudo foi a cidade de Caturité, localizado no cariri oriental. O trabalho surgiu como interesse para viabilizar estratégias de educação ambiental, sendo primeiramente, analisada a percepção ambiental de grupos sociais e população rural e urbana desta cidade. Utilizaram-se como instrumentos para a realização deste trabalho conversas informais, questionário semi-estruturado, observação e fotografias. De acordo com os dados levantados constatamos que a maioria dos impactos negativos citados está relacionada com os resíduos sólidos (46,7%). Em relação aos impactos positivos sobressaem a agricultura (22%), a serra de Caturité (12%) e o rio (10,3%). No que diz respeito aos problemas voltados ao bioma caatinga, 43,6% dos entrevistados mencionaram o desmatamento, seguido de queimadas (13,9%). Os impactos percebidos pelos diferentes atores sociais refletem a realidade local da população de Caturité, desde as questões socioambientais valorizadas como a agricultura, a serra e o rio, até mesmo os impactos negativos como as queimadas, os resíduos sólidos e o desmatamento. No entanto, o trabalho de educação ambiental em nível local irá refletir os valores globais em busca da sustentabilidade. Percebemos através da análise das percepções que existe divergência significativa em relações as questões ambientais percebidas pelos grupos sociais, mostrando assim, a necessidade de se desenvolver uma gestão estratégica para superar alguns desafios em busca da sustentabilidade. É necessário, portanto, a implantação de políticas públicas locais voltadas para a sustentabilidade ambiental, para as questões sociais em que se desenvolvam ações de educação ambiental para a mudança de percepção e sem perder a valorização das riquezas ambientais e culturais local, de forma a valorizar o bioma caatinga e a população local.
Descrição: ANDRADE, C. F. F. de. Percepção de impactos ambientais por diferentes atores sociais do município de Caturité – PB: uma contribuição para a sustentabilidade territorial. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/674
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleydson Fábio Farias de Andrade.pdfCleydson Fábio Farias de Andrade1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.