Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6780
Título: A atuação do psicólogo, nos processos de educação permanente de saúde, nas equipes do NASF em Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira, Sara Regina Pessoa Dias de
Palavras-chave: NASF
Atuação profissional
Psicologia educacional
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: Considerando que o NASF é um serviço vinculado à Estratégia de Saúde da Família, cujo objetivo é prevenir a doença e promover a saúde do usuário, acentua-se a relevância do trabalho do psicólogo nesse serviço, enfocando, principalmente, a perspectiva psicoeducativa. Partindo desse pressuposto, o presente artigo objetivou analisar o trabalho do psicólogo nas equipes do NASF, buscando identificar as possíveis demandas educacionais no campo da saúde. Para tanto, utilizou-se uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo, cuja análise dos dados fundamentou-se na perspectiva bardiniana. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com todos os psicólogos integrantes das equipes do NASF, em Campina Grande-PB. Os resultados indicaram que as participantes desenvolvem iniciativas educativas junto aos usuários e às equipes de saúde da família que não podem ser caracterizadas na perspectiva da Educação Permanente. Ademais, verificou-se uma tendência predominante para uma atuação clínica do psicólogo, a partir de escutas e de encaminhamentos. As psicólogas relacionaram dificuldades referentes à superação da visão ambulatorial do serviço no NASF, à insuficiência da formação acadêmica e à falta de infraestrutura para a realização do trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, S. R. P. D. de. A atuação do psicólogo, nos processos de educação permanente de saúde, nas equipes do NASF em Campina Grande - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6780
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Regina Pessoa Dias de Oliveira.pdfSara Regina Pessoa Dias de Oliveira501.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.