Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6799
Título: Análise dos arcos plantares e prevalência de quedas em idosos
Autor(es): Barros Júnior, Walter Lucas de
Palavras-chave: Idosos
Equilíbrio corporal
Arcos plantares
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os arcos plantares e a prevalência de quedas em idosos do projeto Viva a Velhice com Plenitude, do Departamento de Educação Física da UEPB. Participaram 43 idosos, sendo 27 selecionados do grupo da Ginástica Geral e 16 da Musculação que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídos aqueles que optaram a não participar da pesquisa e aqueles que não atingirem critérios mínimos de saúde, observados na anamnese. Para a avaliação dos arcos plantares, foi utilizado o protocolo de Cavanagh e Rodgers (1987) e a fotopodoscopia, instrumentos que possibilitaram encontrar os resultados: a prevalência dos arcos plantares na Ginástica Geral foi de: 12 com classificações de Pés Normais, 7 de Pés Planos, 6 de Pés diferentes e Pés Cavos com 2 participantes. Já no grupo da Musculação os Pés Normais tiveram a prevalência de 6 participantes, em segundo lugar repetindo os resultados da Ginástica Geral os Pés Planos com 5 Participantes, e os Pés diferentes tiveram uma prevalência de 3 Indivíduos, e com os Pés Cavos pontuaram com 2 participantes. O que fez os grupos se distanciarem foi em relação aos caidores, devido à quantidade maior de participantes que em um período de 12 meses sofreram quedas, sendo que os participantes da Ginástica Geral pontuaram com 12 Pessoas, enquanto que os participantes que estão no grupo da Musculação com apenas 3 Idosos. Desta forma, pode concluir que a Musculação, por ter seus treinos direcionados à valência força muscular e elaborados de forma individual, apresenta alguns pontos positivos em relação a Ginástica Geral que tem objetivos focados no coletivo e com treinamentos que englobam todas as valências (coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força e agilidade), mas com um intervalo maior entre as séries e a ênfase do treinamento é dividido em todas as valências citadas acima.
Descrição: BARROS JÚNIOR, W. L. de. Análise dos arcos plantares e prevalência de quedas em idosos. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6799
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walter Lucas de Barros Júnior.pdfWalter Lucas de Barros Júnior517.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.