Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6805
Título: Influência das substâncias auxiliares na permeabilidade dentinária
Autor(es): Ferreira, Priscila Helen de Medeiros
Palavras-chave: Permeabilidade da dentina
Endodontia
Irrigantes do canal radicular
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O preparo químico-mecânico objetiva promover sanificação e modelagem, proporcionando a limpeza do sistema de canais radiculares, eliminando os agentes agressores e irritantes. O uso de substâncias auxiliares é necessário para a desinfecção e remoção da camada residual (smear layer). Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar em microscopia eletrônica de varredura (MEV) a ação das soluções irrigadoras hipoclorito de sódio a 2,5%, digluconato de clorexidina a 2% associadas ou não as substâncias EDTA a 17% e vinagre de maçã, bem como a utilização do vinagre de maçã como solução irrigadora principal associada ou não ao EDTA a 17%, no aumento da permeabilidade dentinária após preparo químicomecânico. Tratou-se de um estudo laboratorial, cuja amostra constou de 18 molares superiores. Foi realizada a divisão dos grupos aleatoriamente de acordo com as soluções irrigadoras utilizadas sendo: G1 - hipoclorito a 2,5%, G2 - hipoclorito a 2,5% + EDTA, G3 - hipoclorito a 2,5% + vinagre de maçã, G4 - digluconato de clorexidina a 2%, G5 - digluconato de clorexidina a 2% + EDTA, G6 - digluconato de clorexidina a 2% + vinagre de maçã, G7 - vinagre de maçã, G8 - vinagre de maçã + EDTA e G9 - água destilada. Os dentes foram seccionados e obtidos a raiz palatina de cada um deles, as quais foram radiografadas e então tratadas endodonticamente, sendo irrigadas com as soluções acima citadas. Foi utilizado 3ml da solução irrigante principal pré determinada após cada mudança de instrumento e após preparo do terço apical, foi utilizado 10µl das soluções irrigantes finais de cada grupo por 3 minutos. Concluído o preparo dos canais, todas asraízes foram secas com pontas de papel absorvente e seccionados ao longo do eixo axial, na direção vestíbulolingual. Em seguida, as amostras foram submetidas à preparação metalográfica para avaliação por MEV. Durante a análise foram realizadas elétron-micrografias com aumento de 500 X, 1000x, 3000x e 5000x, considerando cada terço do canal radicular (cervical, médio e apical), para estudo quali-quantitativo. Após análise das micrografias, observou-se que o grupo 7, com o vinagre de maça, foi o que apresentou menor escore (média igual a 2,16), já o grupo 5 da clorexidina associada ao EDTA foi o que demonstrou menor poder de limpeza, com maior escore (média igual 4), semelhantemente ao grupo controle. Nenhum dos grupos apresentou escore 1, demonstrando então que nenhuma das soluções apresentou total efetividade na limpeza do sistema de canais radiculares. No entanto, concluiu-se que o vinagre de maça foi o que apresentou melhor limpeza, seguida pelo grupo do Hipoclorito associado ao EDTA, sendo estes últimos os mais utilizados no tratamento endodôntico em clínica.
Descrição: FERREIRA, P. H. de M. Influência das substâncias auxiliares na permeabilidade dentinária. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6805
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Helen de Medeiros Ferreira.pdfPriscila Helen de Medeiros Ferreira1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.