Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/681
Título: Reflexões sobre a prática de ensino considerando as orientações dos parâmetros curriculares nacionais
Autor(es): Barbosa, Ramon de Oliveira
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Prática pedagógica
Formação docente
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso registram-se as minhas experiências vividas e adquiridas nas disciplinas de estágio supervisionado do ensino médio, Prática Pedagógica em Ciências Biológicas VII e VIII (PPCB VII e VIII), que são os últimos estágios do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Este trabalho é um relato de experiência. O estudo é descritivo e de caráter autobiográfico e ressalta os obstáculos que enfrentei e as mudanças que sofri no decorrer dos estágios, sejam de natureza de planejamento didático ou de gestão de sala de aula. Todas as aulas construídas ao longo das disciplinas foram problematizadas e contextualizadas, com uso de textos de divulgação científica, livros didáticos e orientações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Fundamentação Teórica e Metodológica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os roteiros de aula foram montados com uma sequência de aprendizagem que seguiu: problematização, contextualização e conclusão. As metodologias de ensino utilizadas me permitiram desenvolver competências e habilidades que serão essenciais na minha vida profissional.
Descrição: BARBOSA, R. de O. Reflexões sobre a prática de ensino considerando as orientações dos parâmetros curriculares nacionais. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/681
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon de Oliveira Barbosa.pdfRamon de Oliveira Barbosa413.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.