Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6815
Título: Relação entre dor e autoestima nos usuários da escola de postura da UEPB
Autor(es): Cavalcante, Elizandra Barbosa
Palavras-chave: Autoestima
Dor
Escola de postura
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Atualmente as queixas de dor afetam milhares de pessoas no mundo, levando a uma incapacidade funcional do ser humano e desencadeando um processo de busca pela qualidade em saúde. A autoestima vem se destacando como importante fator neste processo, pois se traduz em uma interação entre a saúde funcional e emocional no ser humano. Assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar a relação entre dor e autoestima entre participantes do Projeto de Extensão Escola de Postura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para tanto foram avaliados 20 prontuários de indivíduos que participaram deste projeto que continham dados sobre dor e autoestima, esta última através da Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados apresentaram uma prevalência de mulheres (80%), maioria com mais de 12 anos de estudo (60%) e 75% não trabalham, 70% apresentaram dor e 85% referiram algum sintoma físico presente. No que se refere à caracterização da autoestima, obteve-se uma média de 24,15 pontos, sendo considerada satisfatória. Conclui-se que, embora os dados não tenham sido significativos para a relação entre dor e autoestima, esta última apresentou relação com sintomas físicos presentes, onde se pode inferir, indiretamente que o conjunto de sintomas tem uma relação com a autoestima, ante a dor de forma isolada.
Descrição: CAVALCANTE, E. B. Relação entre dor e autoestima nos usuários da escola de postura da UEPB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6815
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizandra Barbosa Cavalcante.pdfElizandra Barbosa Cavalcante1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.