Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6816
Título: Comportamento sedentário, sobrepeso e obesidade em mototaxistas de Campina Grande - PB
Autor(es): Brilhante Júnior, Marcos Aurélio de Souza
Palavras-chave: Sobrepeso
Obesidade
Sedentarismo
Mototaxistas
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever a prevalência do comportamento sedentário, sobrepeso e obesidade em mototaxistas de Campina Grande – PB. O estudo se caracteriza como do tipo transversal, descritivo, de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 100 mototaxistas, do sexo masculino, devidamente regulamentados e atuantes no município. Os dados foram colhidos através de medidas do peso e da estatura para a determinação do Indice de Massa Corporal e através do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), em sua versão 8, em seu formato curto, para avaliação do nível de sedentarismo. Ainda foram obtidas informações sociodemográficas dos mototaxistas. Os dados foram armazenados e tratados através do software Statistical Package for social Science-SPSS, versão 20.0, utilizando-se recursos da estatística descritiva. No perfil sociodemográfico e do trabalho 38% dos mototaxistas tem faixa etária entre 26 e 35 anos, 65% tem escolaridade ensino médio completo, 64% tem renda média de 2 a 4 salários mínimos, 70% trabalham como mototaxistas há mais de 4 anos e 50% tem jornada de trabalho diária superior a 8 horas. Nos resultados referentes ao Índice de Massa Corporal 40% estão com valores considerados dentro do padrão indicado para uma melhor condição de saúde; 28% estão em niveis de sobrepeso e 32% em níveis de obesidade. Quanto ao comportamento sedentário 74% encontram em condições de sedentarismo e baixo nível de atividade física. A partir dos resultados obtidos percebe-se a necessidade de conscientização da população estudada em relação à prática de atividades físicas em suas rotinas diárias, somado controle alimentar para a redução dos níveis de sobrepeso e obesidade identificados. Sugere-se a implementação de políticas públicas, visando a melhoria de condições de trabalho e o incentivo à pratica de atividade física para essa população.
Descrição: BRILHANTE JÚNIOR, M. A. de S. Comportamento sedentário, sobrepeso e obesidade em mototaxistas de Campina Grande - PB. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6816
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Aurélio de Souza Brilhante Júnior.pdfMarcos Aurélio de Souza Brilhante Júnior656.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.