Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6822
Título: Entendendo as reais causas pelo descaso sobre o treinamento para as panturrilhas na sala de musculação
Autor(es): Arcelino, Magno dos Santos
Palavras-chave: Musculação
Panturrilhas
Exercício físico
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A musculação é uma prática muito antiga. Já foram encontradas em escavações pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir que pessoas utilizavam do treinamento com pesos. Segundo Guedes (1997) (apud TEXEIRA, 2009, pg.17) a musculação é a “execução de movimentos biomecânicos localizados em segmentos musculares definidos com a utilização de sobrecarga externa ou peso do próprio corpo”. Atualmente é uma prática desportiva muito difundida em várias faixas sociais e é utilizada de várias formas e para vários fins, quando praticada sobre supervisão e ou acompanhamento especializado se torna uma grande atividade benéfica à saúde integral do praticante. Para as panturrilhas o treinamento na musculação deve seguir os mesmos padrões que os demais músculos. Um erro comum é pensar que as panturrilhas, por terem uma grande quantidade de fibras lentas devam ser treinadas com menos carga e maiores repetições, acredita-se que por serem fibras resistentes, elas devam ser submetidas a treinos de resistência. No referente estudo com a utilização de um questionário coletaram-se respostas acima do treinamento das panturrilhas, a fim de formular as causas que levam os praticantes a não treiná-las ou treiná-las de forma incorreta. Praticantes avançados na musculação foram os integrantes da amostra, onde vinte e dois integrantes formaram a amostra. Contudo nota-se que o treino para as panturrilhas é de suma importância e que os principais fatores decorrentes dos possíveis descasos ao treinamento de panturrilhas aqui encontrados foram a falta ou o não saber sobre a priorização do treinamento para este grupamento muscular e a não variação do modo de treinamento, onde estes fatores estão ligados a outros fatores como intensidade do treinamento, periodização do treinamento, carga a ser utilizada no treinamento e as quantidades de repetições utilizadas ao treinamento.
Descrição: ARCELINO, M. dos S. Entendendo as reais causas pelo descaso sobre o treinamento para as panturrilhas na sala de musculação. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6822
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magno dos Santos Arcelino.pdfMagno dos Santos Arcelino753.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.