Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6835
Título: Diagnóstico dos métodos de avaliação utilizados por professores de Química em escolas do município de Queimadas - PB
Autor(es): Silva, Sannya Jussara Vieira da
Palavras-chave: Ensino de Química
Avaliação escolar
Aprendizagem significativa
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: A avaliação atua como uma ferramenta importante que conduz o processo de ensino, se configurando como um instrumento capaz de conduzir a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o método de avaliação com características baseadas no modelo tradicional ‘memorização’, encontra-se muito presente na atualidade, contribuindo para que os estudantes memorizem definições, leis isoladas, fórmulas e nomenclaturas, sem qualquer relação com o contexto de vida dos indivíduos, o que não contribui para promover a alfabetização científica dos mesmos elencados pelos documentos referenciais curriculares nacionais na atualidade. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar as formas de avaliações utilizadas pelos docentes do ensino de Química nas Escolas do Município de Queimadas/PB. Trata-se de um estudo exploratório de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram quatro professores de Química que trabalham em escolas públicas e particulares do ensino médio do Município de Queimadas-PB. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, além das análises das provas de Química elaboradas pelos professores. Os resultados apontam que o tipo de avaliação mais utilizada é a prova escrita baseada na memorização de conteúdos científicos, não contribuindo para desenvolver o raciocínio dos estudantes através do tratamento contextualizado do ensino. Além disso, os professores não conceituam nem distinguem bem os tipos de avaliação (somativa, diagnostica e formativa) adotando na maioria das vezes apenas avaliações somativas baseadas na memorização de informações. Percebe-se assim que a concepção e maneira de avaliação no ensino de química ainda precisa ser mais discutida e melhorada pelos professores.
Descrição: SILVA, S. J. V. da. Diagnóstico dos métodos de avaliação utilizados por professores de Química em escolas do município de Queimadas - PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6835
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sannya Jussara Vieira da Silva.pdfSannya Jussara Vieira da Silva518.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.