Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6848
Título: Sintomas depressivos e diabetes: uma análise em idosos praticantes de atividade física
Autor(es): Gomes, Anderson Pereira
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Saúde do idoso
Qualidade de vida
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Na tentativa de ampliar a discussão sobre esta questão, este estudo aborda a associação entre atividade física, depressão e diabetes em sujeitos idosos. Nosso objetivo é traçar o perfil do nível de atividade física, sintomas depressivos e o perfil dos diabéticos idosos que frequentam o Programa Universidade Aberta no Tempo Livre, no Departamento de Educação Física - UEPB, na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa caracteriza-se como Transversal, com uma amostra composta de 35 idosos de ambos os sexos, que foram submetidos a uma anamnese, Questionário de Baecke Modificado para Idoso, Escala Geriátrica de Depressão, além da verificação da Glicose, medição em jejum, utilizando um Glicosímetro portátil. Os resultados apontaram (6,23 ± 1,36) pontos, para nível de atividade física. Os sintomas depressivos foram assintomáticos (2,38 ± 1,67) pontos, com 74,3% da amostra não apresentando sintomas depressivos, e no perfil dos diabéticos constatou-se que 60,0% da população estudada se encontram com tolerância à glicose. Portanto, conclui-se que, os idosos estão com um bom nível de atividade física, a saúde mental do grupo não está comprometida, no entanto, a intolerância a glicose em mais da metade da população estudada é preocupante, sugerindo assim a prática de atividade física sistematizada que ajuda a manter baixos os níveis de glicemia durante e depois do exercício, podendo melhorar o controle glicêmico em longo prazo, a sensibilidade à insulina e favorecer a sociabilidade.
Descrição: GOMES, A. P. Sintomas depressivos e diabetes: uma análise em idosos praticantes de atividade física. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6848
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Pereira Gomes.pdfAnderson Pereira Gomes707.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.