Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/685
Título: Formulação de problemas matemáticos sobre consumo
Autor(es): Silva, Joelma Matias da
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Problemas matemáticos
Cotidiano
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A matemática é tida por muitos como uma das ciências mais difíceis de compreender. No âmbito da formulação de problemas é notória a dificuldade encontrada pelos alunos em associar conceitos e em desenvolver sua própria criatividade na criação e resolução de problemas matemáticos. A formulação de problemas, por sua vez, é um importante recurso didático que pode auxiliar o ensino-aprendizagem da matemática. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar aspectos relevantes sobre o tema transversal, consumo, através da apresentação de diversos textos. Os objetivos específicos foram formular problemas através de diferentes tipos de textos; identificar o tema comum aos textos apresentados, analisar o subtexto proposto relacionando-o com suas realidades e incentivar a criatividade. Para que esses objetivos fossem alcançados, propôs-se a formulação de dez problemas matemáticos, em dez sessões diferenciadas, onde em cada uma delas foi apresentado diferentes tipos de texto aos alunos. Na décima primeira sessão foi proposto que os alunos respondessem um questionário composto por quatro questões com a finalidade que estes relatassem o subtexto (tema implícito) e comum a todos os textos apresentados anteriormente. Os resultados obtidos nessa pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Braz do Rêgo, nos mostram que os alunos iniciaram o processo de desenvolvimento da criatividade vinculando a Matemática ao cotidiano.
Descrição: SILVA, J. M. da. Formulação de problemas matemáticos sobre consumo. 2011. 74f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/685
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Matias da Silva 1.pdfJoelma Matias da Silva Parte 11.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Joelma Matias da Silva 2.pdfJoelma Matias da Silva Parte 21.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.