Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6859
Título: Efeitos da fotobiomodulação por laserterapia de baixa potência no tratamento de estrias rubras
Autor(es): Souza, Marília Amorim de
Palavras-chave: Fisioterapia dermatofuincional
Fototerapia
Estética corporal
Estrias corporais
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: As estrias são consideradas regiões de atrofia da pele que formam cicatrizes lineares visíveis e quando não tratadas podem gerar transtornos psicológicos, conforme tamanho e extensão das lesões. Essas alterações cutâneas normalmente acometem adolescentes do sexo feminino, mostrando-se inicialmente avermelhadas devido ao processo inflamatório característico da fase rubra e posteriormente podem avançar para estrias albas, as quais são lesões hipopigmentadas e atróficas. Os efeitos do laser de baixa potência estão relacionados com a diminuição do processo inflamatório, proliferação de fibroblastos e aumento das fibras colágenas, promovendo melhora do aspecto visual e da composição do tecido estriado. O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos fotobiomoduladores da laserterapia de baixa potência no tratamento das estrias rubras, em jovens do sexo feminino. Foram recrutadas seis voluntárias, com diagnóstico de estrias rubras, idade entre 11 a 18 anos, sendo avaliado e tratado um quantitativo de 10 áreas corporais que exibiam esta alteração. O tratamento foi realizado com um laser vermelho de 650nm, com potência de 100 mW e aplicação pontual emitindo 1 Joule de energia, com a realização de 10 sessões. Os resultados demonstraram que o laser apresentou diferentes respostas entre as voluntárias quanto à melhora do aspecto visual das estrias avaliadas através de fotografias, como também foram encontradas respostas satisfatórias acerca da qualidade de vida das jovens, bem como na percepção das mesmas quanto aos resultados obtidos com o tratamento.
Descrição: SOUZA, M. A. de. Efeitos da fotobiomodulação por laserterapia de baixa potência no tratamento de estrias rubras. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6859
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Amorim de Souza.pdfMarília Amorim de Souza1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.