Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/687
Título: Análise da percepção ambiental por um grupo populacional soledadense e a importância do gerenciamento de resíduos sólidos domésticos para a cidade de Soledade – PB
Autor(es): Gouveia, Priscila de Andrade
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Gestão de resíduos sólidos
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Em face a problemática da produção alarmante de resíduos sólidos, fruto de um consumismo exacerbado, associado a inexistência de uma adequação satisfatória desses materiais, o presente trabalho consiste em avaliar a importância da implantação de um modelo de gerenciamento para os resíduos sólidos e os benefícios decorrentes desta implantação, para a cidade de Soledade. Assim, partese de uma abordagem da atual sociedade de consumo sobre as concepções ambientais e a partir daí, segue-se em uma análise comportamental, obtendo relevantes resultados, os quais incentivam a investidura de políticas públicas e ambientais, onde a Educação Ambiental embasará ações eficazes, em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação ambiental. Para a coleta de dados foi utilizada a metodologia de análise analítica descritiva, a qual se fundamentou na busca da percepção ambiental de um grupo populacional, utilizando-se de um questionário estruturado. Na análise dos dados, observou-se grande interesse dos entrevistados pelas questões ambientais correspondendo a um valor de 44%. No que concerne ao principal responsável pelos danos causados ao meio ambiente, 56% dos entrevistados afirmaram ser de responsabilidade a sociedade em geral. Ficou evidenciada que a prática do estudo da percepção ambiental, em consonância com o desenvolvimento da Educação Ambiental é suporte para implantação de programas de gerenciamento para resíduos sólidos.
Descrição: GOUVEIA, P. de A. Análise da percepção ambiental por um grupo populacional soledadense e a importância do gerenciamento de resíduos sólidos domésticos para a cidade de Soledade – PB. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/687
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila de Andrade Gouveia.pdfPriscila de Andrade Gouveia499.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.