Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/689
Título: Destinação das embalagens de agrotóxicos utilizados pelos pequenos agricultores das cidades de Bananeiras e Solânea - PB
Autor(es): Silva, Thatiana Maria Borges
Palavras-chave: Embalagem
Agrotóxico
Impacto ambiental
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O excessivo uso de agrotóxico na agricultura moderna tem provocado sérios problemas socioambientais. Dentre esses problemas destacam-se os de saúde dos agricultores e a contaminação do meio ambiente. O presente trabalho teve com principal objetivo levantar dados sobre o destino final das embalagens de agrotóxicos utilizados por agricultores nos municípios de Bananeiras e Solânea, procurando orientá-los quanto à importância do descarte de maneira correta evitando prejuízos à saúde humana como também a degradação ambiental. A pesquisa foi realizada com os pequenos agricultores dos municípios de Bananeiras e Solânea, foram realizadas 80 entrevistas, sendo 40 em ambas. Conforme o resultado das entrevistas observou-se que houve maior índice de utilização de agrotóxico pelos agricultores na cidade de Bananeiras com mais de 80 %. Os agricultores das duas cidades destinam mais de 95% das embalagens vazias de agrotóxico de forma incorreta como abandonar as embalagens em terrenos baldios e lixos, queimar ou enterrar ou lavar e reutilizar. Em relação aos problemas de saúde causados pela utilização de agrotóxico, nota-se que na cidade de Solânea, nos agricultores entrevistados, mais 20% afirmaram ter havido algum tipo de problema índice maior que os agricultores de Bananeiras. Na pesquisa, observou-se também que menos de 30% dos agricultores entrevistados recebem orientações técnicas de profissionais da área. Se referindo à preservação de matas nativas, mais de 75% dos agricultores mantêm em suas propriedades e também afirmaram que os agrotóxicos prejudicam o meio ambiente. Pode-se concluir neste estudo que os agricultores de ambas as cidades destinam as embalagens vazias de agrotóxico de forma incorreta e que há necessidades de uma conscientização através de programas educacionais nas duas cidades em relação ao manuseio e descarte das embalagens de agrotóxicos.
Descrição: SILVA, T. M. B. Destinação das embalagens de agrotóxicos utilizados pelos pequenos agricultores das cidades de Bananeiras e Solânea - PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/689
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thatiana Maria Borges Silva.pdfThatiana Maria Borges Silva478.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.