Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/690
Título: Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB
Autor(es): Silva, Maria Alcileide da
Palavras-chave: Ensino de trigonometria
Trigonometria
Prática pedagógica
Aprendizagem
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Este trabalho tem a intenção de contribuir para os estudos relacionados ao ensino da matemática e mais especificamente com o ensino de trigonometria realizado no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB objetivando analisar os métodos utilizados no ensino de trigonometria no 2º ano do ensino médio, verificando as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e o nível de aprendizagem adquirido pelos alunos. O trabalho partiu de uma revisão bibliográfica, tratando inicialmente da história da matemática, e na seqüência faz-se também um levantamento sobre a origem e evolução da trigonometria ao longo do tempo. Finalmente, foi feito uma análise quantitativa e qualitativa sobre o ensino de trigonometria, através de um questionário aplicado a trinta e três alunos da escola acima citada, contendo vinte questões relacionadas ao ensino de trigonometria e também questões que exigem um conhecimento básico de geometria. Através da pesquisa observou-se que o ensino de trigonometria é ainda muito falho, baseada em métodos tradicionais e sem contextualização. Os alunos que fizeram parte da amostra apresentaram muitas dificuldades em relação ao assunto, demonstrando que a metodologia utilizada não é eficiente, necessitando, portanto de reformulações, para que os conteúdos tenham significados para o cotidiano dos alunos, garantindo dessa forma um conhecimento eficaz.
Descrição: SILVA, M. A. da. Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/690
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alcileide da Silva.pdfMaria Alcileide da Silva993.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.