Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/693
Título: Tafonomia dos insetos fósseis da bacia de Fonseca, Eoceno, paleogeno de Minas Gerais
Autor(es): Barbosa, Raoni de Castro
Palavras-chave: Modelo
Tafomôico
Paleoinsetos
Lago
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor um modelo tafonômico para a Bacia de Fonseca (MG) a partir da análise paleoentomológica, levando em consideração os aspectos morfológicos, tipos de fossilização e categorias taxonômicas. As atividades foram desenvolvidas no Museu de História Natural da UEPB em Campina Grande (PB), localizado no Parque Evaldo Cruz - Açude Novo. O material estudado é composto de amostras provenientes da Bacia de Fonseca, Eoceno de Minas Gerais e como forma de registro, foram feitas fotografias das amostras analisadas. Nessas amostras estão presentes diversos insetos (completos e fragmentos), além de plantas. Foram analisados 48 (quarenta e oito) paleoinsetos, classificados segundo a sua ordem taxonômica, forma do corpo (articulado e desarticulado ) e posição das asas (abertas ou fechadas). O provável modelo tafonômico que mais se adéqua, seria um lago, tipo meandro abandonado com um fundo anóxido.
Descrição: BARBOSA, R. de C. Tafonomia dos insetos fósseis da bacia de Fonseca, Eoceno, paleogeno de Minas Gerais. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/693
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raoni de Castro Barbosa.pdfRaoni de Castro Barbosa2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.