Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/695
Título: As famílias Loranthaceae Juss. e Viscaceae Batsch no estado da Paraíba
Autor(es): Vasconcelos, Gabriella Carla Leite de
Palavras-chave: Taxonomia vegetal
Erva-de-passarinho
Semiárido paraibano
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Estudos taxonômicos, apesar de sua fundamental importância, ainda são incipientes, sobremaneira, em áreas de Caatinga. As ervas-de-passarinho, considerando-se aqui as famílias Loranthaceae e Viscaceae, são também pouco investigadas tanto taxonomicamente quanto em outros âmbitos, mesmo diante de sua importância ecológica, medicinal e parasito-agronômica. Nesse cenário, o presente trabalho teve por finalidade realizar o levantamento taxonômico das famílias Loranthaceae e Viscaceae no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, de modo a contribuir para o conhecimento sobre a morfologia, taxonomia e distribuição geográfica das suas espécies na área de estudo. O presente trabalho foi feito com base em coletas de campo e análises de espécimes incorporados aos principais herbários do Estado. Foram realizadas coletas em dez municípios que compõe o Estado, todos situados na microrregião do Cariri, sendo obtidas amostras e, sendo em seguida, prensadas e encaminhadas ao Laboratório de Botânica do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para análises morfológicas. Foram feitas visitas aos herbários Lauro Pires Xavier (JPB) e Jayme Coêlho de Moraes (EAN), em João Pessoa e Areia, respectivamente, ambos pertencentes à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As identificações taxonômicas foram baseadas em literatura especializada. Na área de estudo, foram registradas 20 espécies; sendo dez pertencentes à família Loranthaceae e dez à família Viscaceae. Cinco representantes foram referidos pela primeira vez para a flora da Paraíba: Struthanthus concinnus, S. polyrrhizus (Loranthaceae), Phoradendron holoxanthum, P. quadrangulare e P. linearifolium (Viscaceae). Foram elaboradas chaves para separação das famílias bem como para o reconhecimento dos respectivos gêneros e espécies. Também são apresentadas descrições, estampas, imagens e dados de distribuição geográfica para as espécies.
Descrição: VASCONCELOS, G. C. L. de. As famílias Loranthaceae Juss. e Viscaceae Batsch no estado da Paraíba. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/695
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriella Carla Leite de Vasconcelos.pdfGabriella Carla Leite de Vasconcelos2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.