Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6953
Título: Revisão bibliográfica sobre ocorrências de abalos sísmicos no Brasil
Autor(es): Santos, Joycemary Facundo dos
Palavras-chave: Geofísica
Terremoto
Abalo sísmico
Placa tectônica
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: Este trabalho discorre sobre Revisão Bibliográfica dos Abalos Sísmicos Registrados no Brasil, para melhor assimilação o trabalho tem inicio com a compreensão do interior do planeta e o mecanismo interno, segundo Richard D. Oldham, Alfred Wegener. Com relatos sismológicos e elaboração de mapa neotectônico por Allaoua Saadi, o trabalho parte pela problemática de compreensão dos tremores de terra por desmoronamentos internos superficiais e acomodações por seu peso, dissoluções calcárias e falhas geológicas. Tendo como objetivo mostrar de forma sucinta e clara as principais causas, a região com maior índice de abalos sísmicos no Brasil através do Laboratório de Sismologia da USP e UFRN. De suma importância para o crescente conhecimento na teoria dos fatos relatados neste trabalho, indispensável para quem deseja compreender o fenômeno no Brasil. À bibliografia de Leniz, Wilson e Thomas foram de muita importância na busca de respostas para a problemática do trabalho. A metodologia quantitativa por fundamentação teórica, estudos científicos e novas tecnologias de noticias o trabalho adquiri forma e resultados satisfatórios, ampliando o conhecimento. Objetivo alcançado, à metodologia utilizada foi suficiente para o desenvolvimento, à bibliografia supriu as expectativas. Minha posição diante do tema exposto é positiva. Foi possível compreender e se posicionar de forma positiva ao ver que as evidencias vistas fazem sentido. Ao final deste trabalho é fato dizer o quão importante e proveitoso foi dar inicio pela compreensão da estrutura física, química e as teorias que deram o pontapé inicial para decifrar o fenômeno terremoto e a compreensão dos abalos sísmicos no Brasil.
Descrição: SANTOS, Joycemary Facundo dos. Revisão bibliográfica sobre ocorrências de abalos sísmicos no Brasil. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6953
ISSN: CDD 551
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joycemary Facundo dos Santos.pdfPDF - Joycemary Facundo dos Santos934.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.