Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6994
Título: Influência de diferentes substratos na emergência e crescimento inicial de plântulas de Sterculia striata A. St. Hill & Naudin, Sterculiaceae
Autor(es): Melo, Edinete Nunes de
Palavras-chave: Vigor
Espécie florestal
Chichá-do-cerrado
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: O uso indevido de espécies arbóreas e a degradação de ecossistemas induzem à necessidade de pesquisas direcionadas a obtenção de mudas, tendo como fator importante na produção o uso de substratos que proporcionem o seu rápido desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de diferentes substratos no tempo de emergência e crescimento inicial de plântulas de S. striata. O trabalho foi conduzido no viveiro florestal pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba, Câmpus IV, Catolé do Rocha-PB, seguindo delineamento experimental inteiramente casualizado. Os substratos avaliados foram: S1 (areia lavada 100%); S2 (terra de subsolo 100%); S3 (areia + húmus 1:1); S4 (areia + vermiculita 1:1); S5 (areia + pó de coco 1:1); S6 (areia + pó de madeira 1:1); S7 (terra de subsolo + húmus 1:1); S8 (terra de subsolo + vermiculita 1:1); S9 (terra de subsolo + pó de coco 1:1); S10 (terra de subsolo + pó de madeira 1:1). Para avaliação do efeito dos tratamentos determinou-se as seguintes características: porcentagem de emergência (%), índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento (cm) e massa seca (g) da parte aérea e raízes de plântulas. A combinação dos substratos areia + vermiculita (S4) e terra de subsolo + vermiculita (S8) ambos na proporção 1:1, foram capaz de promover os maiores valores em todas as características avaliadas.
Descrição: MELO, E. N. de. Influência de diferentes substratos na emergência e crescimento inicial de plântulas de Sterculia striata A. St. Hill & Naudin, Sterculiaceae. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6994
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinete Nunes de Melo.pdf722.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.