Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6996
Título: Produção de milho orgânico em função de doses de urina de vaca na presença e ausência da cobertura do solo
Autor(es): Almeida, Viviane da Silva
Palavras-chave: Agricultura sustentável
Milho orgânico
Mulching
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: A atividade agropecuária orgânica é considerada um sistema holístico, compatibilizando a produção de alimentos sem a utilização de insumos químicos na lavoura, aliada a baixos custos de produção agrícola. Objetivou-se estudar os efeitos de dosagens de urina de vaca, na presença e ausência de cobertura do solo na produção de milho orgânico no município de Catolé do Rocha. O ensaio foi realizado em condições de campo, no Centro de Ciências Humanas e Agrária pertencente à Universidade Estadual da Paraíba, no município de Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições e 32 parcelas experimentais, num arranjo fatorial de 4x2 totalizando 8 tratamentos em condições de campo. Os tratamentos foram referentes a quatro doses de urina de vaca (D1= 0,0; D2= 120; D3= 240 e D4= 360 ml/m/vez), na presença e ausência da cobertura do solo (C1= presença e C0= Ausência da cobertura do solo) na produção do milho orgânico no município de Catolé do Rocha/PB. Observou-se que as doses de urina de vaca, responderam de forma significativa sobre as variáveis estudadas como, peso da espiga de milho sem palha, diâmetro da espiga de milho sem palha, número de grãos por espiga de milho, peso de grão por espiga de milho e peso de 100 sementes de milho cultivado no município de Catolé do Rocha/PB, com exceção do comprimento da espiga de milho sem palha. As dosagens crescentes de urina de vaca influenciaram na produção do milho orgânico, no entanto, estatisticamente as doses de urina de vaca tiveram ótimos resultados na pesquisa de milho.
Descrição: ALMEIDA, V. S. Produção de milho orgânico em função de doses de urina de vaca na presença e ausência da cobertura do solo. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6996
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane da Silva Almeida.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.