Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7008
Título: A (des) construção da identidade nordestina feita pelo cinema: romance, o filme
Autor(es): Santos, Carlos Roberto da Silva
Palavras-chave: Identidade cultural
Cinema
Indústria cultural
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: Este trabalho monográfico iniciou-se com a leitura do livro organizado por Rosemary Arroyo intitulado: ―O Signo Desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino” (Arroyo, 2003). No primeiro artigo desse livro encontra-se o pensamento de Nietzsche que assim expressa: ―os homens estão profundamente imersos em ilusões e fantasias, seus olhos apenas tocam a superfície das coisas e vêem ―formas‖; suas sensações de forma alguma o levam à verdade mas se contentam em receber estímulos e, por assim dizer, em brincar de esconde-esconde atrás das coisas. ‖ (p. 15) Assim ao assiste aos filmes brasileiros e observar as personagens escolhidas para representar o nordestino verificou-se um mascaramento do nordestino através de personagens que não era nordestino, mas uma construção da mídia para ser uma representação da representação do nordestino. Foi a partir dessa observação que iniciamos a pesquisa sobre a desconstrução da identidade nordestina feita pelo cinema.
Descrição: SANTOS, Carlos Roberto da Silva. A (des) construção da identidade nordestina feita pelo cinema: romance, o filme. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7008
ISSN: CDD 306
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Roberto da Silva Santos.pdfPDF - Carlos Roberto da Silva Santos1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.