Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7009
Título: O Uso de tecnologias na prática do ensino de literatura no ensino médio
Autor(es): Nogueira, Daniele Maria Carneiro
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Leitura
Literatura
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: Diante do conhecido desinteresse dos alunos em relação à leitura e à pesquisa, e mediante o grande avanço tecnológico, faz-se necessário pensar em atividades diversas com uso dos aparatos tecnológicos que envolvam os aprendentes nas aulas de Língua Portuguesa, a fim de despertar o prazer e o hábito pela leitura, principalmente nas aulas de Literatura a fim de evitar, inclusive, a evasão escolar e adequar-se às vivências cada vez mais digitais dos discentes, voltadas para atividades de comunicação e entretenimento. As tecnologias digitais estão adentrando o âmbito escolar, podendo contribuir efetivamente para o aprendizado se for planejado e mediado pelo professor, que terá que se capacitar para atender essa demanda. Com o intuito de pensar sobre as possibilidades práticas da inserção das tecnologias digitais nas aulas de literatura, organizou-se um trabalho didático e de pesquisa, classificado como participante, estruturado com três turmas do Ensino Médio da EEEFM Prof.ª Dione Diniz O. Dias, na cidade de Sousa-PB. Essa pesquisa teve como o objetivo principal refletir sobre as possibilidades práticas da inserção das tecnologias digitais nas aulas de literatura, a fim de resgatar nos discentes o gosto e o interesse por atividades expressivas e culturais. Para tanto, utilizou-se como embasamento teórico as ideias de Lévy (1999), Pucci Neto(2009), Almeida (online), entre outros. Como resultado, identificou-se que a maioria dos alunos interessa-se por atividades educativas no ensino de literatura que lhes permitam atuar como protagonistas da formação, com aulas que se tornaram mais atrativas e dinâmicas a partir do uso das tecnologias digitais.
Descrição: NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro. O Uso de tecnologias na prática do ensino de literatura no ensino médio. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7009
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Maria Carneiro Nogueira.pdfPDF - Daniele Maria Carneiro Nogueira1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.