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Título: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: contribuições de Vigotsky sobre o tema
Autor(es): Coutinho, Maria Eliete de Farias
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Aprendizagem
Data do documento: 9-Mar-2015
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - ora em apreciação tem o objetivo de discutir a importância do brinquedo e das brincadeiras para crianças que são atendidas pela Educação Infantil. Conforme o Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998), a brincadeira é um modo de expressão da criança, ou seja, é uma linguagem infantil. Essa linguagem é basicamente simbólica já que ocorre no campo do imaginário da criança tendo os adultos que saber definir o que é realidade e o que é imaginação. Essa pesquisa será de natureza bibliográfica e terá como instrumento de coleta de dados artigos e livros que tratam dessa temática, publicados em meios eletrônicos, como a internet, e se fundamentará nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e no documento Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998). Ainda, faremos uma contextualização a partir dos estudos desenvolvidos por Vygotsky (1896 – 1934), especialmente no que se refere ao desenvolvimento infantil. Concluímos abordando a importância da inclusão da brincadeira no ensino infantil para o desenvolvimento da criança.
Descrição: COUTINHO, Maria Eliete de Farias. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: contribuições de Vigotsky sobre o tema. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7052
ISSN: CDD 372.24
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