Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7063
Título: Relatório final de estágio supervisionado
Autor(es): Maior, Maria José Bezerra Souto
Palavras-chave: Alfabetização
Deficiente visual
Ensino
Data do documento: 10-Mar-2015
Resumo: Este artigo analisa e narra algumas questões referentes a docência e ensino da alfabetização em alunos cegos no Instituto dos Cegos, localizado na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para isso, recorro a narrativa da minha trajetória pessoal enquanto professora de letramento e alfabetização em braille. Neste percurso a profissional foi alfabetizado alunos entre seis e doze anos de idade. Foi recorrido aos mais recentes para efetivar uma análise, uma vez que estão mais próximos da memória. Acredito que a importância desse artigo, espécie de trabalho de concluso de curso, é sim falar de uma experiência. Mas, desde as provocações de Walter Benjamin, em seu texto Experiência e Pobreza, a experiência vem de uma coletividade, de uma viagem e tem a ver com travessias e deslocamentos. Desse modo esse relato vive, vai além do que se escreveu e alerta para o leitor um mundo ainda pouco visitado na academia, a pesquisa empírica no trato da pessoas cegas ou com baixas visões. Afinal, é um grupo também chegado a letras, ao mundo das palavras e que muitas vezes são construídos nas falas de outrem porque recorrentemente, por muito tempo, não tiveram acesso a fala nem ao mundo ainda restrito das universidades.
Descrição: MAIOR, Maria José Bezerra Souto. Relatório final de estágio supervisionado. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7063
ISSN: CDD 372.6
Aparece nas coleções:93 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Bezerra Souto Maior.pdfPDF - Maria José Bezerra Souto Maior837.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.