Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7093
Título: Avaliação da estrutura trófica de macroinvertebrados bentônicos em lagoas artificiais no semiárido
Autor(es): Almeida, Rafaela Silveira Rodrigues
Palavras-chave: Ecologia trófica
Macroinvertebrados bentônicos
Região litorânea
Região limnética
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: A composição das guildas tróficas de macroinvertebrados bentônicos pode permitir uma análise mais aprofundada dos processos ecossistêmicos. Assim, a análise dos fatores que contribuem para a estrutura trófica desta comunidade são de suma importância. A heterogeneidade de habitat pode ser um fator relevante para composição trófica de um ecossistema. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar a influência da heterogeneidade de habitat na estrutura trófica de macroinvertebrados. O estudo foi realizado em cinco lagos artificiais localizados na região do Agreste Paraibano. Para a caracterização biológica, foram coletadas amostras de macroinvertebrados nas regiões litorâneas e limnéticas de cada lago amostrados. Os parâmetros ambientais, granulometria e teor de matéria orgânica, foram mensurados através da análise do sedimento. Os resultados apontaram que a heterogeneidade de habitat não influenciou na estrutura trófica de macroinvertebrados, sendo encontradas as mesmas guildas nas zonas litorâneas e limnéticas em quase todos os lagos. A guilda dos coletores-catadores foi mais representativa (63,8%); seguida pela dos raspadores (28,1%); predadores (7,6%) e coletor-filtrador (0,5%). A estrutura trófica dos lagos se mostrou simples, composta por duas guildas na maioria dos lagos, e por três em apenas um, o que indica que alguns táxons podem estar atuando de forma generalista. No entanto, a região limnética destes lagos artificiais, não se mostrou com baixa heterogeneidade, ao contrário, apresentou um teor de matéria orgânica mais elevado do que na região litorânea, o que pode indicar que os padrões de heterogeneidade de habitat podem ser distintos em sistemas artificiais e naturais. Assim, são necessários estudos posteriores para uma melhor compreensão da dinâmica trófica de macroinvertebrados em lagos artificiais.
Descrição: ALMEIDA, R. S. R. Avaliação da estrutura trófica de macroinvertebrados bentônicos em lagoas artificiais no semiárido. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7093
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Silveira Rodrigues Almeida.pdfRafaela Silveira Rodrigues Almeida775.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.