Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7097
Título: O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência
Autor(es): Costa, Thayse Borges
Palavras-chave: PIBID
Educação Física
Formação docente
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever aspectos relacionados à contribuição do PIBID na formação de graduandos de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, considerando a visão crítica dos bolsistas do PIBID de Educação Física. Os processos educacionais tornam-se cada vez mais propícios a debates, principalmente, quando voltamos nossa atenção para o déficit que o mesmo apresenta. Os motivos deste déficit são abrangentes, porém, existe um consenso no reconhecimento da necessidade de uma melhor qualificação no processo de formação dos futuros docentes, já que estes são responsáveis por contribuir para formação de indivíduos críticos formando-os para sua inserção digna na sociedade. Visando melhoras neste aspecto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a partir da sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, busca inserir graduandos de cursos de licenciaturas em escolas públicas proporcionando aos mesmos a vivência com o cotidiano escolar ainda enquanto discente (BRASIL, 2012). Este estudo foi desenvolvido a partir de dados disponibilizados em questionário destinado aos graduandos e bolsistas do programa, as respostas foram analisadas e discutidas, a partir de categorias de análises com foco na contribuição do PIBID na formação de licenciandos de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. As respostas em sua totalidade apontam para uma contribuição positiva do programa no que se refere aos avanços individuais, estabelecida dentre outros fatores pela interação ainda no período da graduação com o cotidiano escolar, possibilitando o contato com a realidade enquanto agente observador e possível transformador, a partir da práxis. Enfatizamos a relevância do PIBID enquanto elemento instigante à prática docente, priorizando o desenvolvimento omnilateral, reconhecendo que só é possível alcançá-lo priorizando ações fundamentadas e sistematizadas adequadamente, aspectos estes desenvolvidos paulatinamente de formas subjetivas nos bolsistas do programa, por meio de diferentes experiências.
Descrição: COSTA, T. B. O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7097
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Borges Costa.pdfThayse Borges Costa400.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.