Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7104
Título: Investigação da potencialidade das plantas medicinais na ótica de alunos do Ensino Médio
Autor(es): Araújo, Alane Meira de
Palavras-chave: Fitoterapia
Plantas medicinais
Medicamento natural
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: Muitas sociedades tradicionais possuem uma vasta farmacopeia natural, em boa parte proveniente dos recursos vegetais encontrados nos ambientes naturais ocupados por estas populações. As plantas são como a identidade de um conjunto de pessoas, reflete o que são, o que pensam e suas relações com a natureza que os cerca, por isso, o uso de plantas para fins terapêuticos está inserido em um contexto social e ecológico, de modo que muitas das peculiaridades deste emprego só podem ser entendidas se esse contexto for compreendido. A principal vantagem do medicamento natural ou planta medicinal é o pouco efeito colateral que vai exercer sobre o organismo do indivíduo, tendo em vista que esta terapia não deixa a mesma quantidade de resíduos químicos ou bioativos dentro de quem as utiliza. No Brasil, há uma vasta flora medicinal, muitas plantas ainda são desconhecidas do âmbito científico, porém, outras são utilizadas dia a dia, a este consumo chama-se de fitoterapia, e sua prática vem se tornando uma tendência mundial. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como finalidade identificar as plantas medicinais conhecidas pelos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro de Figueiredo – Polivalente, avaliando a utilização do produto em questão e a relação que o consumo deste faz ao contexto social do aluno. Com isso, podemos, futuramente, avaliar em outros contextos como municipal e/ou estadual. Sabe-se que os gastos públicos com a saúde podem afetar a busca da comunidade a medicamentos industrializados, estes, por sua vez, tornam-se cada vez mais inacessíveis as populações mais carentes, dessa forma, faz-se necessário o conhecimento das plantas medicinais, e é muito importante instruir as crianças e adolescentes para que eles passem estas informações à diante. No trabalho em questão, realizado através de questionário, verifiquei que os alunos se medicam por meio de fitoterapia bem menos do que o esperado, mas a grande maioria que utiliza deste artifício afirma que obteve seus conhecimentos através de um parente de mais idade. Nesse sentido, confirma-se a necessidade de haver um apoio maior ao conhecimento da utilização das plantas medicinais.
Descrição: ARAÚJO, A. M. de. Investigação da potencialidade das plantas medicinais na ótica de alunos do Ensino Médio. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7104
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane Meira de Araújo.pdfAlane Meira de Araújo1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.