Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7105
Título: Prevalência de dislipidemias e sua associação com o estado nutricional de escolares adolescentes
Autor(es): Guimarães, Anna Larissa Veloso
Palavras-chave: Adolescentes
Estado nutricional
Dislipidemia
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: Objetivo: Verificar a prevalência de dislipidemias e sua associação com o estado nutricional de escolares adolescentes. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, realizado entre setembro e dezembro de 2012. A amostra incluiu 98 adolescentes entre 15 e 19 anos, de escolas públicas do ensino médio de Campina Grande-PB. O estado nutricional foi verificado através da circunferência abdominal, circunferência do pescoço e Índice de Massa Corporal. Análises sanguíneas avaliaram o perfil lipídico (colesterol total e frações e triglicerídeos) e, desta forma, foi verificada a prevalência de dislipidemia, adotando as recomendações da I Diretriz de Prevenção da Aterosclerose na Infância e Adolescência. Os dados foram analisados no SPSS, versão 17.0 e adotou-se um nível de significância de 5%. Resultados: A maior parte da amostra foi composta pelo sexo feminino (65,3%) e de cor não branca (77,6%). Verificou-se alta prevalência de sedentarismo (69,5%) e que (69,4%) dos adolescentes apresentaram baixos níveis de colesterol HDL. Observou-se correlação do estado nutricional com componentes do perfil lipídico: colesterol total (p= 0,013), HDL-colesterol (p=0,042), não-HDL-colesterol (p= 0,012) e triglicerídeos (p= 0,041). Apenas a idade não apresentou correlação com o estado nutricional. Observou-se correlação positiva entre a circunferência abdominal e o IMC (p <0,001) e o colesterol não-HDL (p=0,020). A circunferência do pescoço associou-se com o IMC (p <0,001). Conclusão: A associação da dislipidemia com o estado nutricional dos adolescentes estudados reforça a necessidade de monitorar o perfil lipídico dessa faixa etária, principalmente na presença de sobrepeso e obesidade, permitindo a adoção de medidas de redução do risco cardiovascular nesta população.
Descrição: GUIMARÃES, A. L. V. Prevalência de dislipidemias e sua associação com o estado nutricional de escolares adolescentes. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7105
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Larissa Veloso Guimarães.pdfAnna Larissa Veloso Guimarães820.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.