Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Darnley Dias-
dc.date.accessioned2015-04-24T18:36:19Z-
dc.date.available2015-04-24T18:36:19Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.otherCDD 371. 12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7107-
dc.descriptionCAMPOS, D. D. Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo descreveu a percepção de ciência de estudantes do magistério de ciências biológicas, prevalecente durante o processo de instrumentação para o ensino fundamental, baseando-se na caracterização das principais concepções de ciência descritas por Borges (2007). Contudo, foram inseridas outras contribuições durante a construção da argumentação teórico-conceitual da pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados incluem a aplicação de questionário composto por questões fechadas e semiabertas, bem como a análise de relatórios de atividades de instrumentação para o ensino fundamental, produzidos em contextos de formação de professores voltados ao desenvolvimento competências e habilidades práticas (WARD et. al., 2010). Dada à complexidade das questões examinadas, nas análises, utilizou-se a pesquisa de métodos mistos concomitante (CRESWELL, 2010; RICHARDSON, 1999). Constatou-se o predomínio da concepção construtivista de ciência entre os estudantes, contribuindo para expandir a discussão dos problemas mais expressivos do ensino de ciências no Brasil, notadamente em relação à baixa frequência ou ausência de aulas práticas, sugerindo o envolvimento de questões relacionadas à compreensão da natureza do conhecimento científico (DELIZOICOV et. al., 2009; GIORDAN, 2012; WAISELFISZ, 2009).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Osmundo Rocha Claudinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleConcepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Darnley Dias Campos.pdfDarnley Dias Campos932.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.