Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7149
Título: Distribuição, abundância e ecologia trófica de Ulaema lefroyi (GOODE, 1874) (ACTINOPTERYGI, GERREIDAE) em um estuário negativo tropical
Autor(es): Carvalho, Kamila Dias
Palavras-chave: Ecologia trófica
Gerreidae
Carapicu
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a distribuição e abundância, bem como a ecologia trófica de Ulaema lefroyi em um estuário tropical a fim de compreender sua ecologia. O estuário do rio Tubarão está localizado no município de Macau, litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte (5º04’37”S e 36º27’24” O), sendo classificado como um estuário hipersalino. Foram realizadas coletas no período chuvoso (Março, Abril e Julho) e seco (Setembro e Novembro) no ano de 2012. Para captura dos indivíduos foi utilizada uma rede chamada de “beach seine”, arrastada com uma extensão de 30m em uma profundidade de 1,5m. Foram capturados 893 indivíduos, com maior abundância numérica e biomassa no período seco; espacialmente a região inferior evidenciou maiores abundâncias numéricas enquanto a região superior com biomassas. A dieta foi baseada no item Cyclopoida no período chuvoso nos indivíduos menores, enquanto o item Polychaeta predominou nos indivíduos com maiores comprimentos totais. A análise ontogenética da dieta evidenciou uma mudança o longo do crescimento, com os indivíduos menores ingerindo o item Cyclopoida e posteriormente sendo trocado por Polychaeta errante nos indivíduos adultos. Portanto, a esta grande abundância nos sistemas estuarinos de U. lefroyi deve a dependência desses ambientes para desenvolvimento e alimentação.
Descrição: CARVALHO, K. D. Distribuição, abundância e ecologia trófica de Ulaema lefroyi (Goode,1874)(Actinopterygi,Gerreidae) em um estuário negativo tropical. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7149
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Dias Carvalho.pdfKamila Dias Carvalho1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.